Blog Postado em 15 de janeiro de 2020

10 dicas para seu 2020 ser mais sustentável!

10 dicas para seu 2020 ser mais sustentável!

Oi pessoal!

Faz tempo que não apareço por aqui, né?
Mas uma das minhas metas nesse ano é voltar a postar mais aqui no blog do Angá 🙂 #oremos kkk

E, pra iniciar o ano – e a década – separei 10 dicas para seu ano ser mais sustentável!
Vamos aproveitar que em começo de ano estamos sempre mais determinados a melhorar e mudar e colocar em prática atitudes mais conscientes? Então bora!

Aproveita e já compartilha esse post com os amigos pra todo mundo praticar também e se ajudar 😉

1- Compre menos!

Essa sempre será a atitude mais consciente que você poderá fazer em relação ao consumo – ou melhor, não fazer. Quando compramos apenas o necessário, além de ser ótimo para nosso bolso, nós praticamos o desapego da compra por impulso, e ainda desincentivamos a produção em massa de diversos produtos. Sendo assim, menos lixo é produzido, tanto por você quanto pela marca/estabelecimento.

2- Compre peças de segunda mão!

Quando o assunto é roupa, sapato, acessórios, utensílios pra casa, e outros, se você realmente precisa daquele produto, por quê não comprar aquele que já foi comprado previamente?

Aqui no Brasil temos ainda um certo preconceito com roupas e objetos usados, mas existem tantos com pouco uso, inteiros, prontos para ganhar uma nova vida por aí. Por que não tentar?

Além de ser mais barato, aquele produto pode muitas vezes ser único e/ou raro (no caso de peças e móveis vintage). Você estará economizando e prolongando a vida útil daquilo que comprar, evitando que ela fosse jogada “fora” e que você precisasse efetuar uma compra em uma loja, gerando também mais resíduos com isso.

Se o mais sustentável é não consumir, o segundo mais sustentável é consumir algo que já foi comprado!

3- Alugue e/ou troque peças!

Outra forma de gastar menos e praticar uma forma diferente de consumo é o aluguel de peças de roupas e acessórios! Sabe aquela bolsa que você não quer comprar porque talvez não vá usar tanto assim, mas adoraria usá-la para um momento específico? Por que não alugá-la? Ou aquela festa que exige um traje que você não tem no guarda-roupa? O aluguel te ajuda nesses momentos e realiza pequenos desejos de consumo de uma forma mais consciente.

Essas situações podem ser resolvidas também com trocas de peças entre amigas, ou um empréstimo de roupas mesmo! Se sua amiga tem algo que você está precisando, por que não pedir? Numa próxima vez, pode ser você quem irá ajudá-la! Tem gente que faz até trocas periódicas com as amigas, assim sempre têm algo novo, sem gerar um novo consumo.

4- Escolha bem os materiais de suas compras!

Quem já leu os posts anteriores aqui do blog, sabe que uma parte crucial de uma compra consciente é a matéria prima daquele produto. Eu estou devendo um post mais detalhado – e já coloquei aqui na TO DO list – mas tem alguns materiais que não precisamos de muito para saber que eles fazem muito mal a nós e ao meio ambiente. Alguns deles são: poliéster, nylon e todos os materiais sintéticos provenientes do petróleo. O algodão, apesar de ser fibra natural, também entra como vilão, pois além da alta quantidade de água que exige em sua produção, carrega muitos químicos e pesticidas, portanto devemos sempre escolher o algodão orgânico neste caso.

5- Mantenha-se informado!

Se você está aqui, provavelmente já se interessa pelo assunto e quer melhorar ainda mais sua forma de consumir em 2020. Portanto, um ponto fundamental é nos mantermos informados! Entender conceitos, conhecer novas marcas, aprender sobre novas tecnologias e iniciativas do mercado, tudo isso é muito importante para que sejamos cada vez mais conscientes! Aos poucos, você vai descobrindo alternativas e formas de aplicar tudo isso no seu dia a dia de um jeito mais prático.

E é pra isso que estamos aqui! Para te ajudar nesse processo e, no final, te mostrar algumas marcas que possuem iniciativas super interessantes para você apoiar, se desejar. Num próximo post, farei uma listinha de sites, apps, organizações e institutos que gosto de acompanhar para ficar sempre por dentro das novidades. Deixa nos comentários se você acha isso interessante, e caso tenha alguma dica de fonte de informação, vou amar!

6- Cuide bem de suas roupas.

E por cuidar bem, eu não digo apenas para evitar rasgos e sujeiras mais pesadas. Digo também para lavar menos.

Sim, lavar menos. Não só pelo gasto de água, mas pela contaminação da mesma quando lavamos um produto sintético, ou que contenha tingimento/tratamento químico. Aquela peça que você usou apenas uma vez não precisa ser imediatamente lavada. Que tal usá-la mais uma ou duas vezes antes de lavar? Eu mesma nunca uso uma única peça apenas uma vez, uso pelo menos de 2 a 3 vezes antes de colocá-la na máquina!

7- Não jogue roupa “fora”!

Essa é auto explicativa. Doe, conserte, personalize, até venda uma roupa que você não usa ou não quer mais – por qualquer motivo que seja – mas não a jogue no lixo. Primeiro que o jogar “fora” não existe, como eu já falei algumas vezes, aquela roupa virará um resíduo e poluirá o meio ambiente de alguma forma. Segundo que aqui no Brasil não se recicla roupa (no sistema público de reciclagem, por exemplo), apenas empresas especializadas e contratadas para isso. E mesmo assim nem sempre a reciclagem é possível 🙁 por isso a importância do não-consumir, das peças de segunda mão, aluguel e da composição das peças que você escolhe comprar.

Portanto, se esforce um pouquinho para aumentar o tempo de vida útil dela. Será melhor pra você e para o planeta!

8- Diminua o uso de descartáveis.

Acredito que esse esteja cada vez mais inserido no dia a dia de vocês, e ficará ainda mais com a nova lei de SP que proíbe estabelecimentos de oferecer utensílios plásticos ao clientes, e não apenas o canudinho. Afinal, não adianta nada recusar o canudinho ou usar os biodegradáveis/reutilizáveis, mas ainda assim utilizar a garrafinha de plástico, o copo, o prato…

Nós sempre temos que escolher não utilizá-los. No mercado, em casa, na rua… faça essa escolha no seu dia a dia e verá que ela virará um hábito!

9- Diminua o consumo de carne!

Esse pode parecer mais drástico, mas não estou dizendo para ninguém virar vegetariano (apesar de que isso seria incrível!), mas já pensou em praticar o Segunda Sem Carne? Pra quem não conhece, esse é o movimento que incentiva as pessoas a não consumirem carne durante um dia inteiro por semana – no caso, segunda feira.

É um gesto que parece pequeno, mas que tem um impacto muito positivo no meio ambiente. É fácil e você ainda pode convidar outras pessoas a praticarem com você: colegas de trabalho, namorado(a), familiares, amigos… todos podem aderir ao Segunda Sem Carne e ajudar com tantos problemas que temos em relação à crise climática, por exemplo.

10- Reuse, Recicle, Reaproveite – sempre!

Por último, e não menos importante, é aquele lema que ouvimos desde que somos crianças e aprendemos sobre reciclagem na escola. Parece bobo, mas é muito importante que a gente torne disso um hábito.

Separe o lixo reciclável em casa, reaproveite embalagens e objetos que seriam jogados fora, reuse tudo que for possível. Muitas pessoas às vezes não separam o reciclável porque o condomínio não faz a coleta seletiva, mas você sabia que a prefeitura faz? Eles recolhem toda semana o lixo reciclável que fica separado e eles mesmos fazem a coleta. Portanto, não tem mais desculpa!

 

E é isso pessoal! Essas foram as 10 dicas mais fáceis que reuni pra vocês conseguirem praticar e fazer de 2020 o ano da mudança na vida de vocês 🙂

Se vocês prestarem atenção, todas estão totalmente interligadas e fazem parte do consumo consciente que é tanto falado por aqui!

Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma e possa inspirar novas iniciativas pro ano – e pra década, por quê não?

Deixem nos comentários sugestões para o blog, dicas relacionadas ao post e compartilhem com seus amigos e familiares para que todos possam fazer a sua parte também!

Não deixem de seguir nosso instagram – @angacoletivoconsciente – para ficarem sempre por dentro das novidades.

Beijos e até a próxima!

Pague com
Compra segura
Formas de envio
Carrinho 0